A uva Pinot Noir é a casta tinta produzida originalmente na França, na região de Borgonha. A variedade ocupa 1/3 dos solos cultivados naquela província. Borgonha é uma região francesa de clima instável, com muito frio e chuvas, quase na divisa com a Alemanha. Neste país, há também excelentes produtores de vinhos desta casta, que assume um nome diferente: Spätburgunder.
O vinho feito a partir da Pinot Noir tem taninos medianos e uma evolução que pode ser muito interessante com o tempo, com grande diversificação de aromas. Estes taninos medianos se devem ao fato de a variedade ter cascas finas. A casta tem abrolhamento e maturação precoces. Quando jovem, o vinho feito de Pinot tem característica de ser um vinho ligeiro, frutado e avermelhado. Quando envelhecido, assume sabores terrosos e de especiarias.
A uva se adapta melhor a climas frescos. No entanto, a falta de maturação da uva pode levar o vinho a sabores não tão agradáveis com notas de couve e folhas molhadas. Se a uva for plantada em locais demasiadamente quentes, pode trazer o gosto de doces de compota, não tão atrativos. Outros lugares do mundo plantam com muito sucesso a Pinot Noir, tais como Los Carneros e Sonoma na Califórnia, Valle Casablanca (Chile) e Patagônia Argentina.
No Brasil, recentemente tomei dois Pinot Noirs que me agradaram muito. O primeiro foi o Dádivas Pinot Noir da Vinícola Lídio Carraro, que produz suas uvas na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Trata-se de um local com um terroir de excelência, subtropical úmido de baixa altitude, solo granítico arenoso com baixa matéria orgânica e com ótima drenagem. Nesta mesma Indicação Geográfica há produtores como a Miolo, Chandon, Manus, dentre outros.
A vinícola Lídio Carraro é uma colecionadora de sucessos. Foi a primeira vinícola a aparecer no Free Shop, teve seus vinhos servidos nos camarotes premium das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Tudo isso é muito interessante, mas nada perto da experiência de visitar a vinícola em Flores da Cunha e conhecer a matriarca da casa, Dona Isabel Carraro, esposa de Lídio Carraro. A família, com muito amor e dedicação, é um dos baluartes nacionais do vinho naturalista, aqueles feitos sem a intervenção de barrica, onde os sabores naturais da fruta evoluem sem interferência da madeira. A degustação no Vale dos Vinhedos é capaz não só de surpreender, mas também de admirar a perspicácia e a paixão da família pela sua filosofia enóloga. Os resultados que são entregues nas garrafas são espetaculares.
O Dádivas tem sabores de frutas vermelhas maduras, amora preta, notas florais de violetas e rosas, com um leve toque de pimenta preta. Harmoniza muito bem com grelhados e carnes de aves sem muita gordura. Este rótulo ganhou o prêmio de melhor Pinot Noir do Brasil no Guia Adega de Vinhos Brasil. Outros reconhecimentos são 91 pontos pela Decanter Magazine, Steven Spurrier; 92 pontos (17+) por Jancis Robinson; 90 pontos como Melhor Pinot Noir do Brasil pelo Guia Adega Vinhos do Brasil 2018/2019 e Selo Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2021. Para apreciar esse vinho em sua melhor forma, a taça ideal é o nosso lançamento Vale dos Vinhedos, disponível em nosso site.
O segundo rótulo é surpreendente. Existe uma vinícola recém-lançada em Flores da Cunha, uma pequena cidade 15 km ao norte de Caxias do Sul. Trata-se de uma propriedade familiar que em breve abrirá mais ao público com a instalação de um hotel dentro da vinícola. Por ora, a visitação ocorre exclusivamente por reserva pela plataforma de visitas Wine Locals.
A casa lançou um rótulo extremamente saboroso e convidativo. Trata-se do Madre Terra Pinot Rosé, uma edição única com apenas 1300 garrafas, jovem, sem passagem por barrica, com aromas de framboesa, morango, pitanga, papaia e um leve toque de jasmim. É um vinho seco, de acidez equilibrada e intensidade de sabor alta e prolongada, excelente para ser acompanhado por queijos, peixes ou carnes não muito temperadas. A taça ideal para apreciar este vinho é a taça Reims, também disponível em nosso site.
Sobre as vinícolas, ficam as fotos neste artigo e os sites. Vale a pena pesquisar.
Lidio Carraro:
Site: https://www.lidiocarraro.com/br
Instagram: https://www.instagram.com/lidiocarraro/
Endereço: Estrada do Vinho, RS 444, Km 21 - Linha 40 da Leopoldina - Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - Serra Gaúcha
Contato: (54) 2105-2555
Madre Terra:
Site: https://www.vinicolamadreterra.com/
Instagram: https://www.instagram.com/vinicolamadreterra
Endereço: Travessão Cavour, Capela São João
Flores da Cunha, RS, 95270-000
Contato: (54) 3500-0270
Gabriel Vidigal é diretor da Mozart Crystal e do Museu do Cristal de Blumenau, advogado OAB/SP, economista e geógrafo formado pela USP/SP. Responsável criativo pela criação de peças de cristal e pelas experiências de fábrica e enogastronômicas da Mozart Crystal. Sommelier certificado pela Wine & Spirits Education Trust.