Blog

70 anos de Cristal Em Blumenau

Publicado em 30.11.2021 |
256 visualizações

70 anos de Cristal Em Blumenau

desfile melhor angulo 1 1320x540

Em 1952, Ruth Hering foi passar as férias em uma cidade bávara (Baviera na Alemanha) chamada Oberammergau onde conhece o gerente de um hotel da cidade chamado Karl Strauss. A cidade não era produtora de cristal, mas à época a Baviera tinha algumas fábricas do produto.

oberommergau

Fachada Tradicional de uma casa em Oberammergau, conhecida por ter as casas pintadas com afrescos clássicos e bíblicos.

Ruth retorna para o Brasil com Karl onde se casam. Sendo integrante da família Hering, Ruth convence os primos a montar uma operação de Cristal, para tanto importam algumas máquinas de lapidar cristal da Europa e começam a lapidar cristal importado da Alemanha em Blumenau.

Em 1955, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil à época, proíbe a importação de diversos itens, dentre eles o cristal, fazendo com que Karl fosse empenhado de levar a frente o desafio de trazer mão de obra especializada da Alemanha e montar uma fábrica completa de cristal. E assim aconteceu. Karl trouxe 8 especialistas em Cristal, desde técnicos especializados na montagem do forno até sopradores de cristal. Nascia a Cristais Hering.

Cristallerie Strauss

O casal Ruth e Karl Strauss tiveram um filho chamado Frederico Strauss. Ele foi estudar engenharia química na Alemanha, fazendo mestrado em química inorgânica. Aproveitou a oportunidade para trabalhar dois anos em cristaleiras europeias.

                Chegando ao Brasil em 1981, ele trabalhou 2 anos na Cristais Hering e após reflexão com o pai, eles decidem sair da sociedade com os primos e montam a Cristallerie Strauss na Itoupava Central em Blumenau.

frederico strauss 1

Frederico Strauss, engenheiro químico com mestrado em química inorgânica na Alemanha, trabalhou em diversas cristalerias européias, na Cristais Hering fundada por seu pai e pelos seus parentes maternos e foi fundador da Cristallerie Strauss a qual dirigiu até o fechamento em 2016.         

     

O setor prosperou, à época existia também a Cristal Blumenau, mas todas as fábricas sofreram duro golpe com a abertura econômica promovida por Fernando Collor de Mello (1990-1992) que liberou a importação de taças, sendo imundado o mercado de peças de vidro e cristalite (peças de cristal que tem apenas 8% de PbO na fórmula e tem brilho e ressonâncias menores e que são feitas por máquina sem acabamento fino na haste e boca) sem que o público soubesse diferenciar o cristal do cristalite e do vidro.

Isso foi um duro impacto para as indústrias pois elas não tiveram tempo hábil para reduzir a produção e mão de obra para adequar à nova realidade de mercado, levando todas à falência – Cristais Hering 2008, Cristallerie Strauss 2016, Cristal Blumenau 2017.

desfile melhor angulo 1 1320x540

Setor Cristaleiro em Blumenau chegou a empregar mais de 15 mil pessoas ao longo dos quase 70 anos de tradição do produto na cidade. Em um dos desfiles da Oktoberfest chegou a ser tema de um dos carros alegóricos.

A Cristallerie Strauss era reconhecida como a melhor fábrica da cidade. A sobrevida dela se deu em função das taças Sommelier e das taças de duas cores (overlay) que tem apelo comercial maior, com maior valor agregado.

familia strauss 1080px

Frederico e Karl Strauss em 1983 durante a construção da então futura Cristallerie Strauss.

Mozart Crystal

Em janeiro de 2018, um grupo de empresários de São Paulo monta a Mozart Crystal em Salto Weissbach em Blumenau, contrata Frederico Strauss e

os principais atores da produção cristaleira em Blumenau, dimensiona a produção de acordo com a realidade do mercado e retoma em setembro de 2018 a

produção de taças e copos na cidade, sendo a única do setor na cidade.

primeiro dia producao

Às 5 horas da manha do dia 5 de setembro de 2018 foi realizada a primeira produção de cristal na Mozart, apenas 9 meses após a empresa ser constituída e 6 meses após o galpão ter sido contratado. Na foto a equipe da fundição no primeiro dia de trabalho.

Hoje a Mozart Crystal vende para todos os estados brasileiros e para 10 países, valendo-se do prestígio e da qualidade das peças que a mão de obra da cidade possui.

primeira feira

Frederico Strauss, Gabriel Vidigal e equipe de representantes da Mozart Crystal na ABCasa no Expocenter Norte em São Paulo, Agosto de 2018.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.